A insônia é uma das piores coisas que podemos ter. De fato, no estágio inicial ela nos deixa energéticos de noite, mas morrendo de cansaço de dia. Porém, conforme o quadro vai se agravando, ficamos como zumbis em ambos os períodos.
Quem sofre com insônia apresenta quedas de produtividades acentuadas, falta de concentração e péssimo humor. Tudo isso acontece, pois, nosso cérebro não descansa adequadamente, impedindo que “recarregue as baterias”.
Está com problemas para dormir e não sabe o que fazer? Veja uma lista com 4 dicas.
1. O hábito combate a insônia
Para combater a insônia, o ideal é criar o hábito de dormir. Na verdade, os psicólogos chamam de “ritual”. Calma, não é nada de outro mundo: um ritual é um padrão de comportamento que fazemos antes de alguma atividade.
Um ótimo ritual é se preparar para dormir. Dessa forma, cerca de 1 hora antes de se deitar, tome um banho com bastante calma. Em seguida, escove os dentes e arrume sua cama para dormir. Desligue todas as luzes e deite-se confortavelmente.
Se você repetir essa rotina todos os dias, esse hábito vai se tornar um padrão e a insônia passará bem longe de você.
2. As luzes de seu quarto são inimigas de seu sono
Se você gosta de deixar a televisão ligada enquanto dorme, pare com isso imediatamente. Quando estamos repousando, o ideal é extinguir todos os estímulos de nossos sentidos, e o mais importante deles é a visão.
Sempre que nossos olhos captam luz, eles disparam uma substância que nos mantém alertas. É justamente por isso que todos os médicos condenam as luzes presentes no quarto. Quanto menos iluminação, melhor.
Se tiver medo do escuro, usar um abajur fraquinho pode ajudar. A luz sem oscilações não é tão nociva quanto a da TV, por exemplo.
3. Tenha um cronograma de tarefas
Se você está com insônia, é provável que também tenha ansiedade e uma baita carga de estresse diário. Dessa forma, sua falta de sono — ou péssima qualidade dele — pode estar relacionada à sua organização no dia a dia.
Uma ótima forma de combater a ansiedade é montar um cronograma de tarefas. Assim você impede aquela sensação de alerta instintiva informando que existem tarefas inacabadas.
Ao terminar seu cronograma, não há mais nada a ser feito, e com certeza seu sono virá naturalmente.
4. Realize uma consulta médica especializada
Por fim, devemos lembrar que a insônia é um sintoma que pode indicar diversas doenças, o que requer pelo menos uma investigação mais robusta sobre ela. Aliás, se ela persistir por mais de uma semana, é fortemente recomendado procurar por um médico especializado no assunto.
Atualmente existem diversos sedativos naturais — e que não viciam — que podem ser usados para combater a falta de sono. No entanto, jamais faça uso desses medicamentos sem acompanhamento médico. Alguns deles podem reagir mal ao seu organismo e causar problemas.
A melhor forma de combater a insônia é criar um ritual pré-sono, deixar todas as luzes desligadas e repousar em sua cama sem preocupações. O uso de medicamentos só deve ser feito quando recomendado por um profissional da saúde especializado.
Evite a automedicação e aposte nos bons hábitos.
Deixe um comentário