Portal Saúde - Conectando você com os Profissionais da Saúde

Saúde 21 de setembro de 2020 Jose Carlos Morais Magalhães

5 exercícios para reduzir a dor nas costas

Saiba como melhorar das tão comuns (mas nada agradáveis) dores nas costas

5 exercícios para reduzir a dor nas costas
  • Compartilhe esse Post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp

A dor nas costas é um problema que atinge a todos em algum momento da vida. Em um estudo de revisão realizado por cientistas australianos e brasileiros, com mais de 30 mil participantes ao todo, contatou-se que a forma mais eficiente de combater as dores nas costas é com a atividade física.

Então, hoje vamos falar dos 5 melhores exercícios para reduzir a dor nas costas!

1. Musculação contra a dor nas costas

Uma ótima maneira de diminuir a dor nas costas é através da musculação. No entanto, é importante que a atividade seja destinada ao corpo inteiro, não apenas a uma região específica. O poder da musculação está em manter nosso corpo forte e saudável, evitando forçar demais certas partes do corpo.

Para diminuir a probabilidade de dor nas costas no futuro, a melhor opção é deixar as pernas fortes e musculosas. De fato, quando caminhamos ou corremos, são as pernas que amortecem o impacto do movimento, aliviando a tensão sobre nossa coluna.

2. Faça alongamentos com frequência

Um dos principais fatores para ocorrer a lombalgia — que é aquela conhecida dor na região lombar — é a ocorrência de desequilíbrio muscular. Dessa forma, qualquer pequena mudança na performance dos músculos da base da coluna, pode, por exemplo, acarretar em dores agudas e paralisantes. Segundo o médico do esporte, Fellipe Savioli, até mesmo um encurtamento do músculo da coxa pode desencadear essa dor.

Desse modo, para evitar esse desequilíbrio, existe uma alternativa muito simples e prática: o alongamento. Alongar-se dos pés à cabeça é o ideal para quem tem dor nas costas. No entanto, no caso de quem ainda não tem o hábito de se exercitar, um ótimo exercício iniciante e que pode ser feito mais devagar, é tentar tocar os pés enquanto estiver de pé e sem dobrar os joelhos.

3. A natação é sua aliada

Exercitar o corpo todo pode ser um verdadeiro desafio enquanto estamos em uma academia ou performando exercícios ao ar livre. Porém, existe uma atividade que coloca todos os músculos para trabalhar: a natação.

A natação vai além de reduzir as dores nas costas, pois traz benefícios para nossa saúde como um todo. O ideal é praticar natação 3 vezes por semana para colher seus benefícios. No entanto, se isso não for possível, uma vez por semana também trará resultados — só não vale ficar parado.

4. Pilates para fortificar o corpo

O pilates é um exercício físico de referência, quando precisamos nos livrar de lombalgias. A base dessa atividade física consiste no alinhamento da coluna e fortificação da estrutura muscular que a sustenta. Assim, a coluna recebe menos impacto, dado que os músculos absorvem a maior parte dele.

A prática de pilates amplia a resistência muscular, sendo comum o praticante ficar em uma mesma postura, sem se mexer, por um determinado período de tempo. No entanto, embora ofereça vários benefícios para a saúde, o pilates só deve ser feito com o auxílio de um profissional qualificado.

5. Treinamento Core

Muito famoso por deixar o abdômen sarado, o treino core também é excelente contra as dores lombares. Os exercícios do treinamento core, atingem principalmente os músculos do alto abdômen, baixo abdômen, músculos lombares e os glúteos. Em outras palavras, todos os músculos de sustentação da coluna serão tonificados.

Esses foram os 5 exercícios para reduzir a dor nas costas que os especialistas mais recomendam. O ideal é manter uma rotina de exercícios para fortificar os músculos de sustentação da coluna, diminuindo o impacto sobre esta região.

E então, algum desses exercícios já faz parte da sua rotina? Conte-nos nos comentários!

E se quiser continuar ligado (a) nas novidades na área da saúde, não deixe de conferir os conteúdos do nosso blog.

Jose Carlos Morais  Magalhães
Artigo publicado por

Jose Carlos Morais Magalhães

Deixe um comentário