Receber o diagnóstico positivo da nova doença, embora preocupante, deve ser encarado com ânimo positivo. Poderia ser qualquer outra pessoa no seu lugar, e você não tem culpa do que está acontecendo. Essa nova doença pegou todo mundo de surpresa, e até mesmo as autoridades não sabem ao certo como lidar com ela.
Se você recebeu o diagnóstico positivo para covid-19, este texto é para você.
Qual o seu papel após o diagnóstico positivo?
Embora você tinha uma tarefa importante de não ser contaminado, ela acabou dando espaço para uma nova missão: não contaminar o próximo.
Nesse sentido, tenha para si o propósito de manter a segurança de todos a sua volta, tomando cuidado para não propagar o vírus. Para fazer isso, a melhor maneira é se isolar o máximo possível.
Além disso, você pode usar várias tecnologias voltadas para a comunicação, como Skype, Google Meets e assim por diante. Mesmo em isolamento, não há necessidade de ficar sozinho por completo.
Se você mora com familiares ou já iniciou uma família, tome cuidado com os objetos nos quais toca. Lavar bem talheres, pratos e evitar compartilhar objetos é um passo importante para impedir a contaminação de terceiros.
Por fim, é importante avisar as pessoas que estiveram em contato próximo com você nos últimos dias antes da confirmação. É possível que tenham sido contaminadas também, e por isso devem ter cautela.
Como você pode melhorar sua situação?
A covid-19 é uma doença que pode apresentar complicações e deixar sequelas. Porém, há algumas ações que podem melhorar sua situação. Uma delas é se alimentar adequadamente.
A alimentação é uma arma poderosa contra qualquer tipo de doença, pois permite ao nosso corpo reagir com mais vigor aos sintomas. Dessa forma, inclua bastante vegetais, legumes, frutas e hortaliças em sua alimentação, assim como proteínas.
Além disso, lembre-se de manter a hidratação do seu corpo em dia. Para isso, consuma pelo menos 3 litros de água. Também vale suco natural.
Outra coisa que pode acontecer após a confirmação da doença é aparecerem remédios milagrosos. Jamais faça automedicação, pois ela pode piorar muito seu caso. Se quiser receber alguns medicamentos, consulte um médico para mais informações.
Como trabalhar o psicológico?
O coronavírus é uma doença que causa medo. No entanto, nem sempre temos medo sobre nosso futuro, mas sim do que acontecerá com quem amamos. Esse receio pode abalar o psicológico de quem recebeu o diagnóstico positivo da doença.
Para ajudar um pouco com a ansiedade, procure ficar sempre no momento presente. Dessa forma, assim que perceber sua mente divagando para o futuro, retorne ao momento presente. Use as sensações da respiração para isso.
Uma ótima dica é praticar meditação com foco na respiração, e você pode meditar apenas 10 minutos por dia. Assim você terá mais ferramentas para lidar com a pressão do diagnóstico positivo, e com certeza terá mais resiliência.
Lembre-se que não é o fim do mundo e que você não está sozinho. Existem várias pessoas que te amam e precisam de você. Esse é apenas mais um obstáculo que você deve superar.
Deixe um comentário