Principais causas para as dores nas costas durante a gestação
- Alterações posturais
O útero em expansão desloca seu centro de gravidade, estirando e enfraquecendo os músculos abdominais, mudando sua postura e colocando pressão sobre suas costas.
- Alterações hormonais
As alterações hormonais na gravidez afrouxam suas articulações e os ligamentos que unem seus ossos pélvicos à coluna vertebral. Isso pode fazer você se sentir menos estável e causa dor quando você anda, fica em pé, senta-se por longos períodos, rola na cama, sai de uma cadeira baixa, se curva ou levanta algum objeto. Além do mais você está carregando um peso extra abdominal, o que significa mais trabalho para seus músculos e aumento da pressão nas suas articulações. É por esse motivo que suas dores podem ser piores no final do dia.
Padrões comuns de dor lombar na gravidez
- a dor lombar (região inferior da coluna)
- dor pélvica posterior (sentida atrás da sua pelve).
- a dor ciática, que se caracteriza pela dor na perna mais intensa do que a dor nas costas, é raro nas gestantes.
Fatores de risco para o desenvolvimento de dores na coluna durante a gestação
- As mulheres com histórico prévio de dores na coluna apresentam maior risco, podendo ter apresentado crises sem estar grávida, ou em gestações prévias.
- Gestantes de gêmeos têm também maiores chances de terem crises de lombalgias.
- Outro fator de risco é a obesidade, ela pode favorecer o desenvolvimento de dor lombar durante a gravidez.
- Além disso um estilo de vida muito sedentário, favorece ao encurtamentos da musculatura na região lombar, fraqueza dos músculos abdominais e das costas (core).
Prevenção
Uma orientação importante para gestantes é que geralmente, o repouso excessivo pode até piorar as crises de dor nas costas. Estudos mostram que a longo prazo, o repouso é pior que a atividade física, pois pode enfraquecer e encurtar a musculatura lombar e pélvica.
Uma boa forma de prevenção é:
- Realizar exercícios para fortalecer os músculos que oferecem suporte a suas costas e pernas, incluindo o fortalecimento dos músculos abdominais.
- Caminhada é mais uma ótima opção a exercício aeróbico de baixo impacto e fácil de fazer parte de sua rotina diária.
- O pilates e a hidroginástica são outras duas opções de exercícios, que os estudos comprovam trazerem grande benefícios para proteção da coluna da gestante.
Para ter uma maior segurança no tratamento, é sempre importante procurar um ortopedista especialista em coluna para uma avaliação e iniciar o tratamento e as orientações de acordo com as necessidades de cada caso. Não deixe que a dor nas costas, tire o prazer de você mulher desfrutar desse momento tão especial de sua vida.
Dr. Diogo Salles
Dr. Antonio Braconi
Dr. André Pagotto
Ortopedistas / Traumatologistas / Coluna Vertebral
Deixe um comentário