Portal Saúde - Conectando você com os Profissionais da Saúde

Saúde 08 de fevereiro de 2021 Jose Carlos Morais Magalhães

Saiba por que você está tendo cãibras

As cãibras são dolorosas contrações musculares, que acontecem de forma involuntária principalmente nos membros inferiores, mais precisamente na panturrilha, também conhecida como batata da perna.

Saiba por que você está tendo cãibras
  • Compartilhe esse Post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no WhatsApp

As cãibras são extremamente desconfortáveis. Podem durar alguns segundos, mas também podem persistir por alguns minutos. Geralmente surgem no período da noite ou durante a prática de alguma atividade física. Você sofre com cãibras? Quer saber o que pode estar por trás dessas contrações? Continue lendo o nosso artigo.

Principais causas das cãibras

Existem algumas situações que podem ocasionar as cãibras e, boa parte delas, podem ser evitadas com cuidados simples e diários. Confira.

Carência de minerais

Cálcio, magnésio, potássio e sódio são exemplos de minerais essenciais para a saúde do nosso corpo atuando principalmente no desempenho das fibras musculares. Quando estão em falta, o músculo sente essa necessidade e acaba se contraindo promovendo a fisgada na região.

Esses minerais são expelidos pelo corpo por meio do suor. E é o que acontece facilmente quando praticamos alguma atividade física por tempo prolongado ou de maneira exaustiva.

Portanto, para evitar os espasmos a dica é respeitar o seu corpo, se exercitando corretamente e sem excessos.

Além disso, é preciso investir em uma alimentação saudável e balanceada. Veja exemplos de alimentos ricos em:

●     Potássio: banana, batata doce e batata inglesa, abacate, peixes em geral, abóbora, folhas de cor verde-escura como a couve manteiga, o espinafre e o brócolis.

●     Cálcio: brócolis, leite e derivados, couve manteiga.

●     Magnésio: abacate, peixes, oleaginosas, chocolate amargo, sementes.

Em relação ao sódio, não é recomendado aumentar a ingestão do mineral visto que o excesso também pode comprometer outras áreas do organismo. A orientação é que o consumo de sal seja feito de forma equilibrada.

Outra maneira de repor os minerais perdidos durante a atividade física é ingerir isotônicos que contêm em sua formulação os ingredientes citados.

Diabetes

Quem é diabético também tem tendência a sofrer mais com cãibras devido à desidratação ocasionada pelos picos de glicemia. A falta de minerais, como falamos acima, também influencia bastante nesse caso.

Falta de alongamento antes da atividade física

Não alongar o corpo antes de se exercitar pode provocar encurtamento muscular que acontece quando o movimento dos membros não é realizado na amplitude correta. Por isso, sempre alongue-se antes e depois de qualquer atividade física.

Excesso de ácido lático

O ácido lático é produzido durante a queima da glicose que, por sua vez, ocorre quando o corpo realiza algum exercício físico. Quando se exercita de forma intensa e muito frequente, o ácido lático é liberado em excesso ocasionando a fadiga do músculo. Acontece então a fisgada e a dor.

Para evitar que isso aconteça a orientação é não exagerar nas atividades físicas, beber bastante água durante o dia e também durante os treinos e descansar o quanto for preciso.

As cãibras também podem ser causadas por problemas no fígado, problemas neurológicos e vasculares. Um exemplo são as gestantes que costumam apresentar muitas cãibras por conta da inchaço que é provocado também pela circulação sanguínea que fica mais lenta nesse período.

As cãibras, geralmente, não são sintomas de doenças graves e nem exigem a ida ao médico. Ao sentir o incômodo, procure relaxar a musculatura e faça massagens na região para que ela volte ao normal.

No mais, mantenha uma alimentação balanceada e se exercite sem excessos. Caso a fisgada aconteça com muita frequência e sem causa aparente busque a ajuda de um profissional da saúde.

Jose Carlos Morais  Magalhães
Artigo publicado por

Jose Carlos Morais Magalhães

Deixe um comentário