A mente humana foi arquitetada pelo criador, com equilíbrio e perfeição, para que pudéssemos usufruir dos benefícios das leis físicas e naturais do universo, mas a consciência materialista pensa existir somente o que se pode provar aos olhos e não o que se pode provar através da sensopercepção.
O método Somatic Experiencing® (em tradução livre, Experiência Somática) entende que o trauma não é causado pelo evento em si, mas que se desenvolve por uma incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso de processar estes eventos estressantes. Dr. Peter A. Levine, o psicólogo e biofísico norte-americano que desenvolveu este método, notou que os animais selvagens possuem uma capacidade natural de se refazer biologicamente das situações de estresse e de ameaça à sobrevivência pelas quais passam de forma rotineira. Os seres humanos possuem a mesma capacidade, mas por excesso de racionalizações e julgamentos, acabam perdendo-a parcialmente, resultando em uma série de sintomas físicos e psicológicos que causam sofrimento, e perda de confiança na vida.
A abordagem SE™ atua sobre o comportamento do sistema nervoso autônomo, por meio da conscientização das sensações corporais relacionadas à situação traumática.
O trauma pode começar como um estresse intenso que surge em situações percebidas como de potencial ameaça à vida, como acidentes, procedimentos médicos invasivos, abuso sexual, físico ou emocional, situações de negligência, guerras, desastres naturais, perdas, trauma de nascimento, ou situações estressantes recorrentes de medo e conflitos que vão se acumulando com o tempo.
A Incapacidade de se restabelecer de tais acontecimentos ou de receber ajuda adequada de profissionais para a recuperação, pode levar as TEPT (transtornos pós-traumáticos) – acompanhado de inúmeros sintomas físicos e emocionais.
“Aprender a viver atravessando estados de alta ativação (não importa qual seja a fonte) permitindo-nos manter o equilíbrio e a sanidade. Esse aprendizado nos possibilita viver a vida em toda sua abrangência e riqueza – da agonia ao êxtase.”
Veja mais no link https://www.telavita.com.br/blog/traumas-emocionais/
Fonte: APT/Formação em Somatic Experiencing, Site da Associação Brasileira do Trauma (www.traumatemcura.com.br).
Levine, Peter A. Uma voz sem palavras: como o corpo libera o trauma e restaura o bem - estar – São Paulo: Summus, 2012.
Drª Diana Régia Meireles Saraiva,
Psicóloga Clínica com título de Especialista em:
Psicoterapia Cognitiva Comportamental,
Psicologia Hospitalar e Domiciliar,
Dinâmica de Grupo e Relações Humanas,
Oncologia, Saúde Mental e Brainspotting.
Atua em Psicoterapia e trabalhos de desenvolvimento pessoal com vivências
e técnicas de sensibilização fundamentada na Biopsicologia,
Brainspotting (ponto no cérebro) e Experiência Somática em curso.